About me

My photo

H.E. Ambassador Constancio Pinto currently is the Minister for Commerce,Industry and Environment, prior to this post, Ambassador Pinto served as  the Vice-Minister for Foreign Affairs and Cooperation and Vice-Minister of Commerce, Industry and Environment of Timor-Leste. He served as Ambassador of Timor-Leste to the United States of America ( Nov. 2009 - August 2012) and to Mexico and Canada from (2011-2012); a leader of Timorese Resistance and author of East Timor Unfinished Struggle. 

Sunday, July 26, 2015

http://lisboa-dili.blogs.sapo.pt/projecto-8350


Projecto

 Captura de ecrã 2015-07-14, às 21.32.16.png
  
“Ali também Timor, que o lenho manda
Sândalo, salutífero e cheiroso.”

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas, Canto X (Parte III)

--------------------------------------------------------------------------------------------
P r o j e c t o
Lisboa-Díli, 1515/2015
“Uma viagem histórica de amizade e solidariedade”


Enquadramento
Na gesta dos descobrimentos, os Portugueses têm os primeiros contactos com as ilhas de Sonda em princípios do século XVI. Tem-se como data provável da sua chegada a Timor-Leste o ano de 1515. 
Pretendendo marcar esta data da história nacional, o governo de Timor-Leste irá comemorar com diversas iniciativas os cinco séculos da chegada dos Portugueses à ilha do sândalo, os 500 anos de Missionação em Timor-Leste e da Afirmação da Nova Identidade Timorense.

Condicionantes
Timor-Leste, a primeira nação do 3o milénio, é um Estado insular que desde sempre viveu em grande isolamento, resultante da sua condição geográfica. Este isolamento foi reforçado pela imposição de obstáculos à livre circulação durante os 24 anos de ocupação indonésia.

Desafios
A viagem pretende vencer o mito do isolamento de Timor que muitos consideram longe de tudo, perdida nos confins do mundo, espaço insular de difícil acesso e ligação aos restantes territórios e países do mundo que não seja por via aérea ou marítima.
Para vencer este mito o trajecto proposto pretende fazer a ligação por terra, atravessando o continente asiático e a Europa desde o seu extremo ocidental com recurso apenas a travessias relativamente curtas de ferry-boat.
A viagem será a primeira ligação terrestre directa entre Portugal e a parte mais longínqua do mundo lusófono.

Objectivos
O presente projecto tem como objectivo realizar a primeira ligação terrestre directa entre Lisboa (Portugal) e Dili (Timor-Leste), usando como meio de transporte uma moto.
Pretende-se com esta iniciativa assinalar a data aniversário dos 500 anos da chegada dos Portugueses a Timor, início da Missionação em Timor-Leste e Afirmação da Nova Identidade Timorense.
A ligação entre as duas cidades, uma a capital do país berço da Lusofonia e a outra a mais recente capital do conjunto dos países de expressão Portuguesa, pretende simbolizar a amizade e solidariedade que une os dois povos irmãos e todo o espaço lusófono.
A viagem tem também e sobretudo um propósito humanitário e de solidariedade para com as crianças de Timor-Leste. Pretende sensibilizar e apelar ao contributo de todos para melhorar as suas condições de vida, especialmente as crianças de rua de Dili, através dos projectos da ONGD SUL-Timor em parceria com as autoridades do país e ONGs locais, entre os quais se conta a construção de uma biblioteca.

   1. Percurso Ante-Partida [547,4 Km]


No comments:

Post a Comment